SITUAÇÕES PROBLEMÁTICAS COM RESOLUÇÃO ATRAVÉS DE EQUAÇÕES GRÁFICAS E NUMÉRICAS
Mais uma vez se refere que a estrutura de raciocínio para resolver problemas é sempre a mesma do 1º ao 4º ano e à partida são todos “de somar”. O essencial é criar esquemas de suporte do raciocínio de modo que o aluno não se perca durante a sua resolução. É vulgar verificar-se que o aluno inicia bem o raciocínio, perdendo-se pelo caminho, e isto por falta de esquemas de apoio, em nosso entender. Vejamos alguns exemplos de resolução de situações problemáticas, e como os esquemas são idênticos no 1º e no 4º anos
1º
O João recebeu 5 rebuçados do pai e 3 da mãe.
Quantos rebuçados recebeu?
1º A
A Rita comprou 3 m de fita azul e 5 dm de fita verde.
Quantos metros de fita comprou?
2º
2º A
A Rita comprou 9 m de fita, mas já gastou 3 dm.
Quantos metros tem ainda?
3º
O Pedro comprou 4 saquinhos com 2 bombons cada um. Quantos bombons comprou o Pedro?
3º A
A Maria comprou 4 m de fita a 17$50 cada metro.
Quanto gastou na fita?
4º
4º A
A Sofia comprou 3,5 m de fita por 70$00. Quanto
custa cada metro?
4º B
A Paula gastou 70$00 em fita de 20$00 cada metro.
Quantos metros comprou?
5
º
Todos os problemas de proporcionalidade directa poderão
ser resolvidos com estes esquemas de suporte de raciocínio.