OS PRIMEIROS DIAS DE MATEMÁTICA            

Deixem-se os alunos brincar à sua vontade, ainda que vigiados, dando-lhe réguas Cuisen’eu para eles fazerem o que lhes apetecer, mas que no fim da aula terão de as arrumar nos caixotes onde estavam. Podemos também deixá-los brincar com os cubos Cuisen’eu, e as crianças criarão com eles volumes e figuras a três dimensões, em simultâneo ou não com as réguas. Também podem brincar à sua vontade com os blocos lógicos, porque com eles farão coisas interessantíssimas e analisá-los-ão. E se lhes dermos plasticina e os convidarmos a fazerem com elas pequenas bolinhas mais ou menos do mesmo tamanho duma que nós fizemos para modelo, eles avaliarão volumes e farão com certeza contagens espontâneas e compararão a sua quantidade feita com a do seu colega ali ao lado. E isto dá para muitos dias de trabalho, ensinando o professor quase nada e os alunos aprenderão muito. E a pouco e pouco começarão a verbalizar coisas interessantíssimas que o professor irá arrumando.

voltar ao índice