NOÇÃO DE PONTO

          Os vértices dos sólidos geométricos também se podem chamar PONTOS. Ponto é também o bico de um alfinete, duma agulha ou de um palito. Se nós sujarmos o vértice de um sólido, o bico de uma agulha, alfinete ou palito com tinta ou giz e tocarmos com eles numa folha de papel branca ou no quadro preto, ficará lá “fotografado” o bico nessa folha de papel ou no quadro preto. Então essa pintinha também será um PONTO.

Ponto será também a ponta de um pauzinho em brasa, ardida no fogão e à vista dos alunos, que nós lhes podemos mostrar com a sala às escuras. Os alunos só verão o PONTO. E esse ponto pode mover-se no espaço, estando ora aqui, ora acolá. Os alunos costumam gostar desta brincadeira, mas deverão ser advertidos da sua perigosidade e que por isso só deverá ser feita pelos adultos.

          Deverá ser tomado em conta que estas noções são sempre um tanto imperfeitas, já que PONTO é uma abstracção, pois que não tem dimensão alguma, ele é simplesmente o produto do nosso raciocínio e não se verá. Mas toda a matemática é essencialmente abstracta e nós para a pormos ao alcance dos nossos pequenos alunos teremos de arranjar estes pequenos artifícios de concretização e manuseamento. Pode ser que assim eles venham a abstrair uns anos mais cedo, ganhando aí algum tempo.

voltar ao índice