NOÇÃO DE LINHA                              

       Linha é aquilo que a mãe e o pai usam para pregar os botões na nossa roupa. E a linha pode estar esticada, enrolada, amarrotada, etc.. As arestas dos sólidos geométricos são também linhas esticadas (rectas) entre dois pontos (vértices) dos sólidos. Se pusermos um pouco de tinta ou giz na aresta de um sólido geométrico e a encostarmos numa folha de papel branca ou ao quadro preto, fica lá marcada a “fotografia” dessa linha. Então LINHA também pode ser representada assim pela sua “fotografia“, no papel ou no quadro preto. Pegue-se num pauzito ardido e em brasa na ponta, e às escuras reveja-se a noção de PONTO como atrás ficou dito. Se se der um movimento rápido a esse ponto, ficarão desenhadas no espaço e no escuro LINHAS dos feitios que nós quisermos e resultantes do PONTO em movimento. Então A LINHA  nasceu de um ponto em movimento. Mas para definir uma LINHA recta são sempre necessários dois pontos de apoio sem os quais a LINHA não fica esticada. É assim como uma LINHA que nós queremos esticada (recta) na sala de aula. Dois alunos terão sempre que lhe pegar em dois PONTOS para ficar esticada (recta) e se um largar o seu PONTO de apoio a LINHA deixa de ficar recta. Só um PONTO de apoio não chega para a LINHA ficar esticada (recta). É por isso  que nos sólidos geométricos, as arestas que são LINHAS, têm  sempre que ter  os dois vértices que são os PONTOS a “segurá-las” para ficarem bem esticadinhas.

     Como trabalho de aplicação poderemos dar a cada aluno uma fatia duma batata grande. Sobre esse plano criado poderemos pedir aos alunos que coloquem uma LINHA de coser esticada (recta). É natural que cada um tente resolver o solicitado de sua maneira. O professor, depois, pode apresentar a sua solução que os alunos também podem fazer.

Espetem-se dois palitos, cada um na extremidade do plano (fatia de batata) e no PONTO de cada palito, previamente fendido, faz-se passar uma linha de coser que se pode esticar, ficando recta. Fazer notar que lá estão os tais dois pontos de apoio necessários. Experimentar  a tirar um palito e verificar como ficará a linha só com um ponto de apoio.

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