MEDIÇÕES DE SUPERFÍCIE POR COMPARAÇÃO DIRECTA
Criemos uma boa porção,
digamos, 30 ou 40, cartões de formas quadrangulares e rectangulares
cujas dimensões deverão ser múltiplas de 3 cm.
Seleccionaremos
entre todos os referidos cartões pares em que um caiba dentro da área do
outro, dando cada um destes pares a dois companheiros de carteira. Pediremos então
a todos os alunos que descubram qual dos dois tem o cartão maior e o mais
pequeno. Com facilidade descobrirão, porque os compararão por
sobreposição.
Seleccionaremos depois uma pequena porção de cartões em que cada um caiba noutro, formando um pequeno monte em que o maior fique por baixo e o menor em cima.
Distribuí-los-emos pela turma para que verifiquem quem tem o maior e o
menor e se ordenem por ordem crescente e decrescente conforme o cartão
que lhe calhou. Para cumprir a tarefa terão que fazer sobreposições,
entre eles, até encontrarem a ordem.
Estão, então, a medir superfícies por comparação directa.