MEDIÇÕES DE SUPERFÍCIE POR COMPARAÇÃO DIRECTA 

         Criemos uma boa porção, digamos, 30 ou 40, cartões de formas quadrangulares e rectangulares  cujas dimensões deverão ser múltiplas de 3 cm.

         Seleccionaremos entre todos os referidos cartões pares em que um caiba dentro da área do outro, dando cada um destes pares a dois companheiros de carteira. Pediremos então a todos os alunos que descubram qual dos dois tem o cartão maior e o mais pequeno. Com facilidade descobrirão, porque os compararão por sobreposição.

         Seleccionaremos depois uma pequena porção de cartões em que cada um caiba noutroformando um pequeno monte em que o maior fique por baixo e o menor em   cima.                                           

         Distribuí-los-emos pela turma para que verifiquem quem tem o maior e o menor e se ordenem por ordem crescente e decrescente conforme o cartão que lhe calhou. Para cumprir a tarefa terão que fazer sobreposições, entre eles, até encontrarem a ordem.

         Estão, então, a medir superfícies por comparação directa.                                                                   

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