MEDIÇÃO DE COMPRIMENTOS POR COMPARAÇÃO DIRECTA   

         Começamos por medir os próprios alunos comparando-os uns com os outros.

Assim, juntando dois alunos, costas com costas, saberemos qual o maior do par, comparando.

         Na fase seguinte, arranjaremos duas colecções de arames grossos zincados, medindo 3 cm, 6 cm, 9 cm, 12 cm, 15 cm, 18 cm, 21 cm, 24 cm, 27 cm, 30 cm e direitos (cada colecção).

         Dando um arame a cada um, cada par de alunos verificará qual dos companheiros tem o arame maior, o menor e os iguais, por justaposição.

         Depois, pedindo a um aluno que se ponha encostado a uma parede da sala, pediremos aos outros que se vão pondo à direita ou à esquerda conforme forem mais altos ou mais baixos respectivamente, constituindo uma ordem crescente.

         Fazer o mesmo para a ordem decrescente.

         Mais tarde, ordenar os alunos de modo crescente e decrescente mas em função do arame que lhe for distribuído.

         Por fim, dar uma colecção completa de arames a um aluno de cada vez, que num expositor, ordenarão todos os arames por ordem crescente uns e decrescente outros.

         Os alunos entenderão que medir é comparar.

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