INCÓGNITA

               No material Cuisen’eu  existem réguas 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9 e 10, mas sem estarem divididas nem marcadas, isto é, estão em branco, somente referenciadas com o x, sendo que para cada dimensão o x está escrito de cor diferente.

             À semelhança dos exercícios que se fizeram para o Tema XI - PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS DAS OPERAÇÕES - podemos agora propor exercícios, substituindo uma das réguas por uma x de igual dimensão. Se para uma operação encontrarmos “a irmã” e as 2 “primas”, sucederá assim, por exemplo:

Só daqui se poderá “tirar uma conta” por ter o 7 e o 4 juntos.

          Se o aluno depois for convidado a substituir a régua x por outra marcada, verificará que a x vale 3 por simples comparação directa.

          Concluirá também que a régua x andou sempre a mudar de sítio. As duas descobertas que fez são e serão de extrema importância.

        Outro exemplo:

Só daqui se poderá “tirar uma conta” por ter o 6 e o 2 juntos.               

              Também aqui os alunos concluirão que o x andou de lado para lado e que se substituir o x por uma régua marcada, ela só poderá ser a régua 3. Logo, o x vale 3, por comparação directa.

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