EXECUÇÃO DE ALGORITMOS ESQUEMÁTICOS        

A maior parte dos alunos perde a noção dos passos matemáticos - e alguns nem os  chegam a perceber - pela força da mecanização exigida na execução dos algoritmos tradicionais que se requer rápida.

         Por isso parece de interesse que os alunos executem operações matemáticas através de algoritmos esquemáticos, em que seja bem evidente todo o jogo de agrupamentos das unidades, dezenas, centenas, milhares, etc., empregando as respectivas cores por nós convencionadas, porque só a posição relativa dos algarismos pode tornar-se insuficiente para a percepção daqueles jogos de combinação por alunos tão pequenos.

         Nas exemplificações que se seguem, e porque as cores  são visíveis neste trabalho, deverá ter-se em conta que os algarismos das unidades e os segmentos de recta que os unem são amarelos ou azuis, os das dezenas e respectivos segmentos são vermelhos, os das centenas e respectivos segmentos  são verdes, repetindo-se esta ordem de cores para todas as classes.

         Então vejamos alguns algoritmos esquemáticos que se querem pequenos para não provocar alguma confusão: 

 voltar ao índice