EQUAÇÕES ALGÉBRICAS

Tendo os alunos compreendido, praticando e aplicando o conceito das propriedades fundamentais das operações, é muito fácil aos alunos resolverem equações algébricas por analogia com o que se tem feito com as equações gráficas e numéricas. Podemos até fazer enunciados de situações problemáticas, substituindo eventuais valores numéricos por letras.

E traz algumas vantagens matemáticas.

         Alguns exemplos:

                                                          1 º

O José comprou uma caneta que custava a$ e pagou com uma nota de b$. Quanto recebeu de troco? X $

   Como não somos capazes de fazer a conta com letras, guardamo-las dentro duma argolinha ou parêntesis à espera que se lhe atribuam valores numéricos. Depois sim, podemos fazer a conta.                   

                                                                       2 º

 Maria e a Rita têm, juntas, A, mas a Maria tem mais B que a Rita. Quanto tem cada uma?

                                                                      3 º

O Pedro comprou 125 g de marmelada por A$. Quanto custam 200 g dessa marmelada?

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