DIVISÃO  INEXACTA                                                                                                                                                                   Sabendo os alunos fazer, mesmo que concretizando, uma divisão exacta - por exemplo:

               8 : 2 = ////

            Isto é - em cima da régua 8 quantas vezes cabe a régua 2 ? Cabe 4 vezes e é mesmo à continha - isto é, não sobra nada.

            Concretizando: coloca-se a régua 8 na horizontal e de frente (interessa o nº de elementos - cardinal).

            Em cima vão-se colocando as réguas 2, de costas (não interessa o nº de elementos, mas sim o nº de conjuntos).

            Verificar-se-á que cabem 4 vezes (quatro subconjuntos) e não dá para colocar qualquer outra régua (por isso resta zero).

            Proporemos agora - por exemplo: Em cima da régua 8 quantas vezes cabe a régua 3 ?

Concretizando: coloca-se a régua 8 na horizontal e de frente (interessa o nº de elementos – cardinal).

Em cima vão-se colocando as réguas 3, de costas (não interessa o nº de elementos, mas sim o nº de conjuntos).

              

           Verifica-se  que cabem 2 vezes (dois subconjuntos), mas neste caso sobra espaço onde já não cabe a régua 3 (outro subconjunto), mas sim a régua 2 que se colocará de frente porque não se considerará conjunto, mas sim o nº elementos (cardinal).

            Quer dizer: as réguas iguais (subconjuntos) colocam-se de costas, as mais pequenas colocam-se no espaço que sobra e  de frente.

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