DIVISÃO

            Também este conceito já não é novidade para os alunos, porque todos já o terão usado quando brincaram, construindo estruturas.

            Agora há que estruturar e sistematizar.

            Proponhamos aos alunos que coloquem na horizontal a régua 6 (conjunto de cardinal 6) e de frente porque o que interessa reter é o cardinal.

            Depois, por tentativas, convidar o aluno a descobrir quantas réguas dois cabem em cima da régua 6.

O aluno irá buscar uma régua 2 de cada vez e pô-las-á  em cima da régua 6, mas de costas, porque aqui interessa referir quantos subconjuntos e não os seus cardinais. Repetirá a acção tantas vezes quantas as necessárias para cobrir a régua 6 e serão três vezes.

            Escrever-se-á, no exemplo:

                        6 : 2 = ///

            E ler-se-á :

               Em cima da régua 6, quantas vezes lá cabe a régua 2 ?

                                   Cabe três vezes.

   Mais tarde dir-se-á : Em seis quantas vezes há dois.

     O resultado escreve-se /// porque significa três conjuntos, ou três caixinhas, ou três saquinhos, etc, e não 3 que é uma qualificação dum conjunto (um cardinal).

      Quanto a procedimentos e objectivos serão semelhantes aos das operações anteriores.

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