DETERMINAR OS MÚLTIPLOS DUM NÚMERO

         Convém mostrar aos pequenos alunos que múltiplos são os dividendos exactos de outros números, e partir da situação do esquema do algoritmo da divisão. Assim, sempre que se fale em múltiplos, eles logo associam à divisão exacta, que é uma grande vantagem em relação a um possível compartimento estanque entre os 2 conceitos.

         Como desde muito cedo os alunos constróem a sua tabuada Pitagor’eu, que não é mais do que uma sucessão de múltiplos concretizados dos nºs, então determinar os múltiplos ou fazer a tabuada é a mesma coisa, só que com aspecto exterior diferente, o que serve para “desenjoar”.                                                                                                                             Dar-lhe-emos o seguinte ordenamento e para o nº 2.

        Primeiro com as réguas Cuisen’eu e mais tarde só com os nºs    

            Isto já todos fazem todos os dias. Aquele oito deitado serve para explicar que “nunca mais acabava” o que eles entendem melhor do que infinito.

         Para determinar múltiplos do 3:

         E assim sucessivamente para o 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, etc.

         Se quisermos concretizar os múltiplos do 4  e com réguas Cuisen’eu, então faremos comofizemos para o 3, só que com as réguas 4 e como se segue.

         Coloquemos a régua 4 à direita dum espaço comprido e contaremos 4 elementos.

         Coloquemos outro 4 à esquerda e contaremos 8; e outro à esquerda e contaremos 12; e outro e contaremos 16; etc. Até 40.

         E para todos do mesmo modo.

         Para desmontar a concretização, fá-lo-emos a partir de esquerda, contando os múltiplos regressivamente, até se concluir que o zero também entra no jogo, a seguir à última régua a ser recolhida.                          

voltar ao índice