DETERMINAÇÃO DO MENOR MÚLTIPLO COMUM ENTRE NÚMEROS

                 Partindo do que se disse no tema LXVI e dominando os alunos aqueles conceitos, então é muito fácil dominar também o conceito de menor múltiplo comum.

         Peçamos a um aluno que determine - por exemplo - os múltiplos de 2 e a outro aluno que determine - por exemplo - os múltiplos de 4.

         O trabalho tomará a forma que se segue:

 

  Convém fazer notar aos alunos que poderíamos continuar a achar múltiplos sem nunca mais parar - por isso pomos o sinal       porque podíamos continuar - é infinito.   

         Agora o professor escreverá entre os múltiplos dum e do outro número a palavra comum, explicando que quer dizer iguais, convidando outro aluno a descobrir os múltiplos iguais, ligando-os com riscos.

         Ficarão como se segue:

  Proporemos agora a outro aluno que descubra, de entre os múltiplos comuns, qual o menor - sem contar o zero. Facilmente o aluno os identificará, marcando-os com uma cor diferente e escrevendo-o à frente da palavra menor que o professor previamente escreveu por baixo do exercício.

         Ficará o exercício final como se segue:

E toda a gente perceberá o que são múltiplos, comuns e o menor e a sua relação com a divisão.

         E podemos fazer exercícios deste tipo com quaisquer números.

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