DETERMINAÇÃO DO MÁXIMO DIVISOR COMUM    

          No tema LXVII já tratámos da maneira fácil de concretizar os divisores dum número.

         Importa agora determinar os divisores de dois números em comparação um com o outro e dar uma forma específica ao exercício de modo que evidencie os conceitos.

        Admitamos que queremos determinar o máximo divisor comum dos números 4 e 8.

     Um aluno determinará os divisores de 4, experimentando em cima do 4, se cabem certinhas as réguas 1, 2, 3 e 4.

         Outro aluno determinará os divisores de 8, experimentando, em cima do 8, se cabem certinhas as réguas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, e 8.

         Seguidamente o professor escreverá entre os divisores dos dois números a palavra comuns, explicando que quer dizer iguais. Outro aluno procurará então os divisores iguais (comuns), ligando-os com um risco.

         Ficará assim o exercício:

        O professor escreverá depois, por baixo dos divisores, o maior, indo outro aluno à procura do maior divisor, marcando-o doutra cor.       

 Ficará assim o exercício, finalmente.

 Admitamos agora que queremos determinar o máximo divisor comum entre  3 e 5.    

         Ficará assim o exercício:

Parece-nos fácil que, assim, os alunos entendam os conceitos de divisores, comuns, o maior e o seu relacionamento com a divisão.

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