COMPOSIÇÕES EM QUADRÍCULA

         Também nos parece de grande riqueza Matemática compor figuras em quadrícula com as réguas Cuisen’eu.

           Isto porque os alunos contam, dominam o espaço, andam para a direita, para a esquerda, para cima, para baixo, percebem as simetrias simples, usam eixo de simetria, etc.                               

           Para isso basta que o professor apresente um desenho em quadrícula, do tipo dos que se apresentam para o ponto de cruz, e os alunos compo-lo-ão com réguas Cuisen’eu, copiando e pondo cada aluno uma régua, resultando um trabalho colectivo.                                                   

Um exemplo

      

X   Representa uma unidade.

Depois também servirá para fazer ditados de lateralidade, em que o professor, dando uma folha quadriculada com o ponto de partida marcado a cada aluno, ditará tantos espaços para cima, tantos para a esquerda, tantos para baixo e tantos para a direita, etc., e os alunos reconstruirão ou não o referido desenho.

           No fim todos os alunos que não se enganaram terão um desenho igual.

Poderemos ainda apresentá-lo feito com réguas Cuisen’eu até ao eixo de simetria e convidar cada aluno a ir colocando uma régua de maneira a construir a metade que falta.                                                                                                                                             

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