COMPOSIÇÃO DE NºS DE 20 A 99 E MAIS

                                                      

         Revendo aqui a matéria como foi tratada no tema XVI, servirá de transição para

outra alternativa de concretização da numeração.                                                                                                                              

         E a outra alternativa será usar caricas de plástico coloridas, sendo que as brancas, amarelas 

ou azuis representam as unidades, as vermelhas representam as dezenas e as verdes representam as centenas e sendo todas do mesmo tamanho porque pertencem todas à mesma classe, a das unidades.

Concretizando 25 com as réguas Cuisen’eu - por exemplo - temos 2 réguas dezenas e a régua 5 . Convém agora colocar em cima da régua 10 uma carica vermelha, em cima da outra régua 10 outra carica vermelha (valem o mesmo) e em cima da régua 5 poremos cinco caricas brancas, azuis ou amarelas (valor equivalente).

         Se assim fizermos vários exercícios, a crianças compreenderão a outra maneira de concretizar os nºs de 20 a 99.

         A seguir poderemos sugerir aos alunos, que em cima das suas carteiras, componham com caricas os nºs que o professor disser, fazendo disso um jogo em que cada um procurará ser o primeiro sem se enganar.

         Poderemos depois fazer o inverso; o professor compõe o nº com caricas em cima da secretária, pedindo aos alunos que o leiam.

         Para um maior dinamismo, podemos depois pedir que um aluno de cada carteira componha um nº com  caricas na sua carteira, pedindo ao companheiro que o leia, alternando depois entre eles.

         Por este processo abordaremos os nºs até 999.

         Se depois arranjarmos, de tamanho um pouco maior, outra carica branca, azul ou amarela que represente as unidades de milhar, outra carica vermelha também maior que represente as dezenas de milhar e outra carica verde também maior que represente as centenas de milhar, pertencendo todas à classe dos milhares, e por isso todas do mesmo tamanho, poderemos compor nºs até 999999.

Vejamos como concretizaríamos o nº 1 123 321 com as caricas.                          

         Devemos ter em conta que devemos compor e ler muitos nºs destes e escrever só alguns, para criar mais dinamismo nas nossas aulas, já que escrever é o que atrapalha, e manusear é o que convém privilegiar nesta fase dos trabalhos. Mais tarde, dar-se-á o inverso, privilegiando o escrever e o pouco manusear do material. Por fim, será escrever, sem ser necessário concretizar.

voltar ao índice